Jornais ganham em publicidade. Fabricantes ganham em conteúdo
Jornais ganham em publicidade. Fabricantes ganham em conteúdo
É inegável que entre as estratégias de sobrevivência dos grandes jornais está o investimento em plataformas eletrônicas de leitura, i.e. os tablets. Desde seu lançamento, uma das funções mais alardeadas do iPad era a possibilidade de assinatura de conteúdo de jornais como o New York Times e o Wall Street Journal, exatamente como uma assinatura de edições físicas desses jornais, mas entregues diariamente no seu aparelho eletrônico.
Esses grandes jornais agora estão de olho nos tablets Android como o Galaxy Tab da Samsung, o WSJ – ciente da sua clientela – namora o BlackBerry PlayBook.
Interessante notar a estratégia para o desenvolvimento desses aplicativos. O WSJ reporta que “em alguns casos, fabricantes de tablets estão falando em anunciar seus produtos em algumas publicações e, em troca, as publicações concordariam em criar um aplicativo de leitura para os tablets”. Resumindo a história: os fabricantes, que precisam de conteúdo para tornar seus produtos atraentes, indiretamente pagam para que as publicações criem seus próprios aplicativos.
Do lado das publicações, o negócio também é interessante já que esse é um dinheirinho extra vindo de um mercado que cada vez encolhe mais, o da propaganda em jornais. Além, claro de ser uma maneira de sobreviver a esses tempos de abandono do papel.
Por Leonardo Carvalho, Atualizado: 8/10/2010 12:22