terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pesquisa entre empresários de tecnologia aponta otimismo

Entrevistados apostam no aumento das vendas, principalmente para as pequenas empresas. 
Expectativa é de crescimento nas vendas, especialmente de hardware
Expectativa é de crescimento nas vendas, especialmente de hardware

Pesquisa inédita realizada entre empresários de canal de todo o Brasil apresentou o otimismo e as apostas da área para o atual mercado brasileiro. Encomendada pela Intel Brasil e realizada pela Marco Marketing Consultants, a pesquisa ouviu 521 empresários do canal dos principais centros de tecnologia de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Questionados sobre o aumento da receita geral de seus negócios, 86% dos empresários estão otimistas, apostando no aumento das vendas e da lucratividade de suas empresas. Entre estes empresários, 79% acreditam que o aumento de suas receitas virá do mercado de pequenas empresas e 63% deles estão apostando nas empresas de médio porte. Como terceira opção, 30% dos entrevistados escolheram os pequenos escritórios como segmento promissor.
“Acreditamos que os próximos anos serão bem prósperos para os negócios de nossos parceiros de canal no Brasil. O país está num momento de crescimento grandioso e com um otimismo acentuado em relação à infraestrutura, o que representa excelente oportunidade para o canal atender aos clientes empresariais, que buscam a tecnologia como diferencial competitivo,” afirma Vanessa Martins, Gerente de Marketing para Canais da Intel Brasil.
Expectativa na venda de produtos
Para o canal, a venda de hardware será a grande responsável pelo crescimento da lucratividade: 77% dos entrevistados acreditam que o desktop será líder de vendas para os próximos anos, e em segundo lugar com 73%, aparecem os notebooks e netbooks. Em terceira posição, as expectativas estão voltadas para o fornecimento de serviços técnicos.
Multinacionais e fabricantes locais
De acordo com a pesquisa, grande parte do canal ainda espera atender seus clientes através de produtos das grandes multinacionais – no mercado de notebooks, a preferência pelos produtos importados chega a 67% dos entrevistados. Entretanto, o mercado também acredita no enorme potencial de crescimento dos integradores locais – 66% dos entrevistados acreditam que as vendas de desktops se dará com máquinas de OEMs locais, e 38% acreditam que os integradores brasileiros serão os principais responsáveis pelo aumento da lucratividade no canal.
“Para os próximos anos, o mercado acredita no forte crescimento dos fabricantes e da integração local, que estão adquirindo competitividade através da consolidação de parcerias e investimento em qualidade. O canal está de olho na indústria local,” aposta Vanessa Martins.
Servidores
O mercado de servidores – tradicionalmente dominado pelas grandes multinacionais – também apresenta tendência para a diversificação, em especial pela adoção de servidores de entrada pelos pequenos e médios empresários e profissionais liberais. “A demanda dos negócios de pequeno porte é voltada para o canal. Com o atual cenário econômico favorável e os pequenos empresários conscientizando-se do diferencial competitivo trazido pela tecnologia, o crescimento da demanda por servidores será uma oportunidade valiosa para os canais que apostarem no segmento,” explica Vanessa. Atualmente, 38% dos entrevistados espera que o crescimento na venda de servidores se dê com máquinas de fabricantes locais.
Por Leonardo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário